O tema das concessões e parcerias público-privadas é multidisciplinar. Ou seja, ainda que se trate de um projeto de infraestrutura fundamentado na construção de uma estrada, uma hidroelétrica ou uma obra de saneamento, não se pode concluir que a concessão ou a PPP seja um tema de engenharia. Em primeiro lugar porque a etapa de obras será sempre sucedida por uma etapa subsequente e muito mais longa de operação. Por outro lado a modelagem de uma concessão ou uma PPP requer a realização de um amplo rol de atividades que mesclam estudos da mais variada natureza, entre os quais se destacam os estudos: jurídicos, econômicos e financeiros, ambientais, tributários, além da modelagem de SPEs - Sociedades de Propósito Específico que se responsabilizarão pela operação.
A avaliação de riscos é parte integrante do processo e pressupõe a construção de uma matriz de riscos, destacando os riscos que serão assumidos pelo setor público, os riscos do setor privado e os riscos compartilhados. A adoção de mecanismos de seguro-garantia, como o “performance bond” ganha cada vez mais atualidade, para que se assegure a continuidade das obras e a plena execução dos contratos.
Todo projeto nesta área se fundamenta em um “business plan” que irá analisar a viabilidade econômico financeira do projeto e as expectativas de remuneração do investimento realizado.
O impacto social e ambiental do projeto é necessariamente considerado e o próprio conteúdo do projeto deve ser discutido com as comunidades que possam ser por ele afetadas.
Na realidade a ampla diversidade de temas a serem devidamente articulados em prazos que costumam ser exíguos, torna a participação das organizações nas concessões e PPPs um desafio difícil de ser superado em forma totalmente adequada. A montagem de projetos gerenciais, adotando-se as melhores práticas de mercado parece quase indispensável.
Todos estes fatores indicam que projetos desta amplitude e natureza demandam não somente a participação da engenharia e dos fundos de investimentos que estão presentes nas concessões e PPP em forma crescente, mas de um conjunto muito mais amplo de especialistas cirurgicamente identificados e acoplados ao projeto nos momentos adequados.
Ou seja, neste campo, nenhuma entidade pode ser julgada autossuficiente para levar adiante projetos de tal envergadura.
No âmbito da gestão, a Überconsult conta com competência e experiência específica no desenvolvimento, implementação e operação de projetos de concessão e, através de sua equipe pode oferecer uma ampla gama de produtos.
Produtos
...