Cultura Empresarial

Cultura Empresarial e Corporativa

 

A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa.

 

Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, e sintonia entre todos os envolvidos e contribui para a edificação da identidade organizacional. Quando esta identidade organizacional é positiva representa prestígio e reconhecimento para a empresa. 

 

É a cultura organizacional que vai estabelecer as pré-condições para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Portanto a cultura organizacional consiste em um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, em todos os níveis e que diferenciam uma organização das demais.  

 

O clima organizacional é parte destes conceitos e é criado em função da cultura organizacional da empresa. Consiste no ambiente que é vivido no contexto empresarial, que pode impactar negativamente ou positivamente a produtividade da empresa em questão. 

 

A criação de um clima organizacional positivo se inicia pela postura adequada da alta administração, mas é um processo que envolve toda a organização que é responsável pela criação de um sistema de valores que propicie o desenvolvimento da cultura organizacional mais adequada. 

 

Há anos atrás uma ampla pesquisa internacional foi realizada no âmbito das mais variadas organizações e envolvendo a participação de 17 milhões de pessoas em 40 países. A questão apresentada a estes participantes foi: “o que elas queriam ter em suas organizações para darem o máximo de si”.

 

Os resultados apurados foram os seguintes:   

 

  • A necessidade de dizer a verdade e saber a verdade
  • Ter a confiança dos colegas e confiar neles
  • Desfrutar de um ambiente que proporcione ensino e amizade (onde as pessoas agem como mentores)
  • Ser capaz de assumir riscos pela organização
  • Esperar que as pessoas estejam abertas para novas ideias e que ninguém seja executado por pedir e tentar coisas novas
  • Receber o crédito quando este for devido
  • Desfrutar de honestidade em todos os níveis 
  • Ser o primeiro a ver como a organização e as pessoas acima e abaixo põem os interesses dos outros em primeiro lugar. 

 

Os resultados indicariam os valores compartilhados pelos participantes para dar o máximo de si no trabalho. Expressam o perfil de empresa em que gostariam de trabalhar ou o tipo de cultura organizacional que valorizam.   

 

Certamente cada organização terá seu próprio conjunto de valores, mas há valores que são universais e serão repetidos em empresas por mais diversas que sejam.  

 

A criação do clima organizacional correto é um desafio a ser enfrentado. A mudança das culturas pré-existentes é um processo longo e complexo, mas certamente necessário. A função da consultoria é torna-lo viável.