A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa.
Uma cultura organizacional eficiente transforma o ambiente de uma empresa, trazendo mais objetividade, e sintonia entre todos os envolvidos e contribui para a edificação da identidade organizacional. Quando esta identidade organizacional é positiva representa prestígio e reconhecimento para a empresa.
É a cultura organizacional que vai estabelecer as pré-condições para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Portanto a cultura organizacional consiste em um sistema de valores compartilhados pelos membros da organização, em todos os níveis e que diferenciam uma organização das demais.
O clima organizacional é parte destes conceitos e é criado em função da cultura organizacional da empresa. Consiste no ambiente que é vivido no contexto empresarial, que pode impactar negativamente ou positivamente a produtividade da empresa em questão.
A criação de um clima organizacional positivo se inicia pela postura adequada da alta administração, mas é um processo que envolve toda a organização que é responsável pela criação de um sistema de valores que propicie o desenvolvimento da cultura organizacional mais adequada.
Há anos atrás uma ampla pesquisa internacional foi realizada no âmbito das mais variadas organizações e envolvendo a participação de 17 milhões de pessoas em 40 países. A questão apresentada a estes participantes foi: “o que elas queriam ter em suas organizações para darem o máximo de si”.
Os resultados apurados foram os seguintes:
Os resultados indicariam os valores compartilhados pelos participantes para dar o máximo de si no trabalho. Expressam o perfil de empresa em que gostariam de trabalhar ou o tipo de cultura organizacional que valorizam.
Certamente cada organização terá seu próprio conjunto de valores, mas há valores que são universais e serão repetidos em empresas por mais diversas que sejam.
A criação do clima organizacional correto é um desafio a ser enfrentado. A mudança das culturas pré-existentes é um processo longo e complexo, mas certamente necessário. A função da consultoria é torna-lo viável.