Nas empresas mais evoluídas não se encontram mais chefes e subordinados. Para substituí-los, surgem: time de colaboradores; equipes de associados; líderes de departamento; gestores de unidades de negócios.
As mudanças na gestão de pessoas são profundas. A velha abordagem cartesiana de divisão do trabalho e especialização está superada. Hoje em vez de dividir e separar torna-se importante juntar e integrar, para obter maior sinergia (efeito multiplicador).
As organizações emergentes são reconhecidas como aquelas baseadas no conhecimento, ou como “organizações que aprendem”. Como afirma Peter Senge (A Quinta Disciplina), são organizações inerentemente mais flexíveis, adaptáveis e mais capazes de continuamente “reinventarem-se”.
O trabalho está se tornando cada vez mais social e interativo. E as equipes estão se tornando cada vez mais auto-dirigidas e auto-geridas. Novos temas como o desenvolvimento e o comprometimento de talentos ganha relevância.
Na atual Era das Mudanças, as empresas devem passar por modificações frequentes para adequação às novas realidades. Como afirma Stephen Covey para que as organizações possam ser transformadas, é necessário antes fazer o mesmo com cada pessoa que dela faz parte.
No futuro o grande negócio será provocar a mudança, inventar a mudança e não simplesmente ajustar-se ou antecipar-se a ela.
A gestão por competências passa a ser caracterizada como um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência. Tem por base as necessidades futuras do negócio.
O novo modelo define algumas competências essenciais, como: responsabilidade, ética, inovação, espírito empreendedor, liderança, espírito de superação continuada, trabalho em equipe.
As competências organizacionais são aquelas que definem o que a empresa é capaz de fazer de modo superior ao de sua concorrência.
Somos aderentes a ISO 45001:2018 - a primeira norma global para Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho.