João Roberto Peres

jperes@komp.com.br 

 

Engenheiro Eletricista, Bacharel em Administração de Empresas, mestre e doutor em Ciência da Computação, especialização em Segurança Empresarial DSE, entre outras.    

 

Atuou mais de 20 anos no mercado financeiro, exercendo cargos executivos em Bancos brasileiros na área de Tecnologia da Informação. Pesquisador, sobre inovações nos temas ligados à segurança cibernética, atua nos últimos 35 anos como Professor, Palestrante, Consultor, Autor e Empresário.  

 

Atua como Consultor especialista para a FGV (Fundação Getulio Vargas) em GRC (Governança, Riscos e Compliance), Prevenção de Fraudes e Corrupção, Perícia Computacional, Gestão de Riscos, Direito Digital, investigação e defesa de Cibercrimes, GCN (Gestão da Continuidade de Negócios), Segurança de Redes e Datacenters. É co-autor do Guia de Referência “Segurança Corporativa”, da Comissão de Crimes de Alta Tecnologia - OAB/SP (Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo).   É membro da Comissão de Direito Digita e Compliance e da Comissão de Educação Digital da OAB-SP e do Grupo de Estudos Temáticos de Direito Digital e Compliance da FIESP e do Comitê Técnico Setorial Nacional de Automação, Mecatrônica e TI do SENAI/CNI,.    

 

É lider e incentivador, membro fundador e palestrante, da Comunidade virtual "Tudo sobre IoT", com mais de 70.000 integrantes/visitantes.

 

Atua como Diretor Executivo Estratégista (CTO) no Grupo Internacional de Cybersecurity IoT, mantido pelo tradicional Fórum Brasileiro de IoT.

 

Atuou em grandes projetos de Consultoria em organizações como; Unibanco, Itau-Unibanco, Bradesco, Banco Mercantil de São Paulo, Banco de Boston, Banco do Brasil, Banco do Estado de São Paulo, Caixa econômica do Estado de São Paulo, SERPRO, PRODESP, PRODAM, NEC, Saint Gobain, CEBRACE, Grupo Pirelli Brasil, TIM do Brasil, TECNISA, SCOPEL, Visanet, Voith, Laboratórios Merck, Laboratório Aché, IDORT, TERCO, TREVISAN, BOUCINHAS & CAMPOS e diversos outros.    

 

Na área acadêmica, como docente se especializou em Governança Corporativa e de TI, tendo atuado em Planejamento Estratégico Universitário (PDI-Plano de Desenvolvimento Institucional) em projetos em grandes universidades como UFAM (Universidade Federal do Amazonas) a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do sul). Recentemente foi participante e colaborador do grupo de engajamento digital “Bytes de IoT” no âmbito do estudo "Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil", apoiado pelo BNDES e o MCTIC. 

 

É autor ISBN de diversos e-books e publicações - algumas disponibilizadas neste site.

 

 

 

 

Conheça-nos