Graduado em Direito na PUC São Paulo e pós-graduado em Administração de Empresas na Universidade Mackenzie. Exerceu cargos executivos em empresas estatais como Prodesp, Sabesp, Emurb, Ceagesp, BNH. Foi Secretário Municipal de Governo na Prefeitura de São Paulo e Presidente do Conselho de Administração da Sabesp. Experiência como superintendente jurídico em empresas estatais e privadas e mais recentemente, como consultor no escritório de advocacia Rubens Naves - Santos Jr. Foi General Manager do CNEC (Grupo Camargo Correa) na Colômbia por 4 anos e no Brasil, da empresa Multilatina Engeneering dedicada à exportação de serviços de engenharia à América Latina. Consultor e Coordenador de Projetos na área de gestão, na FGV, entre 2.002 e 2.012: concentração em temas estratégicos, estruturação organizacional, marketing, gestão de projetos, PDCA e desenvolvimento institucional.
Projetos Desenvolvidos
Projeto
Desenvolvimento do “Compliance” e Programa de Integridade nos Museus da Língua Portuguesa e Museu do Futebol
Cliente: IDBrasil / Escritório Rubens Naves Santos Jr
Período: Agosto de 2.017 a Fevereiro de 2.018
Função: Coordenação Geral do projeto, com o apoio do Escritório Rubens Naves Santos Jr. em temas jurídicos.
Descrição dos trabalhos: Diagnóstico, identificação e priorização de riscos e vulnerabilidades, revisão de processos, matriz de riscos, organização da área de compliance, Código de Conduta, Canal de Denúncia, Programa de Integridade.
Projeto
Implantação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento para a Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído - PISAC
Cliente
FINATEC – Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos
Período
Julho de 2.015 a Janeiro de 2.016
Função
Coordenador Executivo do Projeto Global contratado com o Escritório Rubens Naves – Santos Jr
Descrição dos trabalhos
Elaboração do modelo de governança, estudos de modelos jurídicos alternativos. Lineamentos do modelo de gestão administrativa e estratégica. Estudo sobre a sustentabilidade financeira do PISAC. Estudos de propriedade intelectual que irão afetar as atividades do PISAC. Roteiro de atividades para implantação do PISAC. O projeto contou com a participação da Universidade de Brasilia – UnB, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC e da fundação inglesa, Business Research Establishment.
Projeto
Implementação do Planejamento Estratégico e outras atividades
Cliente
Fundação Valeparaibana de Ensino – Universidade do Vale do Paraíba.
Período
Cerca de 10 meses, durante 2.012
Função
Coordenador Executivo do Projeto Global contratado com a FGV Projetos que contou com equipe de cerca de 8 consultores.
Descrição dos trabalhos
Apoio na implementação do Planejamento Estratégico, revisão do ciclo orçamentário e otimização do Programa Tudo Aqui. Assessoria em intervenções básicas na área de Tecnologia da Informação. Desenvolvimento de modelo de Business Plan”, Proposição para implementação de indicadores de gestão. Análise crítica da área de comunicações e projeto de comunicação interna e externa. Gestão de convênios de pesquisas e criação de Escritório de Projetos. Melhores práticas nas operações da Instituições de Pesquisas. “Coaching” junto à alta direção.
Projeto
Elaboração do Planejamento Estratégico e Reestruturação Organizacional
Cliente
Agência Desenvolve São Paulo
Período
A partir de 3 de junho de 2.011, com uma duração de 6 meses
Descrição dos trabalhos
Análise ambiente interno e externo; elaboração do Plano Estratégico; Definição dos Planos de Ação; Análise de conformidade dos macroprocessos finalísticos; Reestruturação organizacional.
Projeto
Planejamento Estratégico, Governança e Empreendedorismo na FVE e da UNIVAP
Cliente
Universidade do Vale do Paraíba e Fundação Vale Paraibana de Ensino
Período
Julho de 2.010 a Janeiro de 2.011
Descrição dos trabalhos
Desenvolvimento do planejamento estratégico da FVE e suas unidades de negócios que inclui a universidade, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, o Parque Tecnológico e outras unidades de negócios. Proposta de reorganização dos órgãos de administração superior e outros ajustes organizacionais. Proposição para introduzir visão empreendedora na instituição.
Projeto
Novos Rumos do Diário Oficial
Cliente
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo
Período
Setembro de 2.008 a Janeiro de 2.009
Descrição dos trabalhos
Revitalização do diário oficial, especialmente em sua versão eletrônica. Agregação de valor. Pesquisas junto a usuários, benchmarking internacional. Estudo de cenários. Novos requerimentos de TI, formulação estratégica para desenvolvimento dos produtos e novo posicionamento no mercado. Proposta de reorganização e concepção de projeto gerencial.
Projeto
Elaboração de Business Plan e assessoria em decisões sobre subvenção à entidade Bemfam.
Cliente
IPPF – International Planned Parenthood Federation
Período
Setembro a Dezembro de 2.013
Função
Trabalho contratado com a empresa 3E Participações e Consultoria Empresarial Ltda, de propriedade de Orlando Arnaud. Responsável pela execução de todos os serviços. Forte interação com a equipe da Bemfam e realização de visitas às unidades – fim.
Descrição dos trabalhos
Assessoramento na elaboração de Business Plan por parte da Bemfam e revisão do plano. Elaboração de diagnóstico abrangente sobre a entidade e suas várias atividades – fim. Assessoria à IPPF na definição da continuidade das subvenções que a entidade concede regularmente à IPPF.
Projeto
Governança Corporativa
Cliente
Caixa Econômica Federal
Período
Novembro de 2.007 a Janeiro de 2.008
Descrição dos trabalhos
Análise do contexto e macro-objetivos estratégicos da Caixa Econômica Federal. Diretrizes para implementação da governança corporativa e definição do modelo organizacional de gestão, considerando novos organismos na alta administração e suas atribuições. Estudo nacional e internacional envolvendo as melhores práticas. Proposta de organização de novos Comitês e Comissões. Revisão dos trâmites do planejamento estratégico a partir da adoção das melhores práticas de governança corporativa.
Função
Responsável pela execução completa do módulo Governança Corporativa.
Projeto
Análise do modelo de governança e gestão do Projeto Guri
Cliente
Associação Amigos do Projeto Guri
Período
Outubro a Dezembro de 2.011
Função
Consultor sênior, atuando em todo o projeto, através de empresa própria de consultoria. Articulação com dois consultores adicionais.
Descrição dos trabalhos
Elaboração de diagnóstico visitando núcleos gestores, polos, regionais administrativas e mantendo contatos com alta administração na sede. Análise crítica da organização dos polos e das regionais e apresentação de novos modelos organizacionais. Mensuração do impacto financeiro. Propostas de reorganização da administração central. Modelo de gestão.
Projeto
Revisão da estrutura organizacional e do modelo de gestão
Cliente
AFESU – Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários
Período
Julho de 2.008 a Janeiro de 2.009
Descrição dos trabalhos
Diagnóstico geral da operação da sede e dos centros de capacitação. Elaboração de planejamento estratégico, proposições para modificações no modelo de gestão e de alterações organizacionais. Análise de perfis dos recursos humanos e revisão dos principais processos internos. Análise das rotinas econômico-financeiras e apresentação de propostas para revisão. Elaboração de Manual de Organização. Estratégias para a sustentabilidade da entidade. Proposições de planos de ação e mecanismos de controle.
Projeto
Revisão do modelo de organização e dos objetivos estratégicos
Cliente
ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
Período
Outubro de 2.005 a janeiro de 2.006
Descrição dos trabalhos
Diagnóstico sobre o papel da entidade, pesquisa sobre aspectos estratégicos e demandas do setor, definição dos objetivos estratégicos e diretrizes operacionais, análise crítica da organização, revisão das atribuições e dos principais processos internos, elaboração de manual de normas internas, avaliação dos recursos de TI.
Projeto
Detalhamento para implantação do projeto de reorganização
Cliente
ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica
Período
Abril de 2.006 a Junho de 2.006
Descrição dos trabalhos
Desenvolvimento do planejamento estratégico e apresentação de proposições detalhadas para a reorganização interna. Estudos na área de recursos humanos, análise de perfil, novo modelo de gestão na área de pessoas, programa de implementação da avaliação de desempenho. Descrição dos cargos. Revitalização organizacional.
Projeto
Formulação de estratégia organizacional e revisão de aspectos operacionais
Cliente
CESP - Jurídico
Período
Outubro de 2.005 a Janeiro de 2.006
Descrição dos trabalhos
Complementação de diagnóstico organizacional, análise das demandas, perfil dos recursos humanos e clima. Análise dos processos internos e desenho dos fluxos. Otimização do uso do software de gestão Projurid. Processos de melhoria de gestão e controle. Proposições para a gestão de conhecimento.
Projeto
Implementação da estratégia organizacional
Cliente
CESP - Jurídico
Período
Junho de 2.006 a Fevereiro de 2.007
Descrição dos trabalhos
Gestão da mudança. Monitoração do uso do Projurid. Implementação da reorganização em São Paulo e na unidade responsável pela gestão do Jurídico no Interior do Estado. Revisão dos fluxos de trabalho da Divisão de Consultoria. Revisão do modelo de terceirização. Implementação do processo de gestão de conhecimento nas áreas contenciosas.
Projeto
Estudo do Complexo Jurídico Damásio de Jesus
Cliente
EBEC Empresa Brasileira de Educação e Cultura S.A.
Período
Julho a Outubro de 2.007
Descrição dos trabalhos
Análise da organização dimensões: econômico financeira e estratégica operacional para orientar a EBEC na possível aquisição do Complexo.
Projeto
Estudo da OB Cursos (Brasília)
Cliente
EBEC Empresa Brasileira de Educação e Cultura S.A.
Período
Agosto a Dezembro de 2.007
Descrição dos trabalhos
Conhecimento e análise das condições econômicas, financeiras, operacionais e estratégicas para orientar a EBEC na eventual aquisição da OB Cursos, sediada em Brasília e especializada em preparação de alunos para concursos públicos
Projeto
Estudo da Podivm (Salvador – Bahia)
Cliente
EBEC Empresa Brasileira de Educação e Cultura S.A.
Período
Outubro a Dezembro de 2.007
Descrição dos trabalhos
Conhecimento e análise das condições econômicas, financeiras, operacionais e estratégicas para orientar a EBEC na eventual aquisição da Podivm, sediada em Salvador, Bahia e especializada em preparação de alunos para concursos públicos
Projeto
Análise estratégica da organização do setor de saúde, com foco no Datasus
Cliente
. Ministério da Saúde
Período
Fevereiro a Julho de 2.008
Função
Consultor sênior da FGV Projetos, atuando na análise crítica do modelo atual. Arquitetura estratégica da organização, modelo de gestão e governança de TI. Sistema de Informações de Saúde
Descrição dos trabalhos
Estudos estratégicos e organizacionais e relativos a recursos humanos.
Projeto
Formulação estratégica em 2 órgãos da Administração Pública
Cliente
Secretaria da Administração do Estado da Bahia - SAEB
Período
Julho a Dezembro de 2.006
Descrição dos serviços
Diagnóstico do sistema de gestão dos órgãos, identificação de cenários e tendências, identificação de forças e fraquezas, elaboração da identidade organizacional, definição de metas e programas e ação, montagem de grupos internos para desenvolvimento do planejamento estratégico. Os trabalhos foram realizados nos seguintes organismos de governo: SETRAS – Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esportes e Secretaria da Segurança Pública, sendo as atividades da Secretaria da Segurança Pública realizadas parcialmente por definição da SAEB
Projeto
Revisão dos programas de treinamento do MAE a seus agentes
Cliente
MAE – Mercado Atacadista de Energia Elétrica
Período
Maio a Setembro de 2.004
Descrição dos trabalhos
Revisão do conteúdo do programa face ao novo modelo energético brasileiro. Revisão da grade de cursos com base em pesquisas e preparação do material didático. Treinamento de instrutores.
Projeto
Diagnóstico e implementação de sistemática de planejamento estratégico
Cliente
SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia
Período
Julho de 2.006 a Março de 2.007
Descrição dos trabalhos
Diagnóstico sobre a atuação da SBOT e sua organização. Realização de seminários para desenvolvimento participativo do planejamento estratégico. Proposição de mudanças organizacionais. Formulação de estratégia para implementação do planejamento estratégico.
Projeto
Avaliação e Proposição de uma Nova Metodologia para o Rateio de Despesas Operacionais da CEAGESP
Cliente
CEAGESP
Período
Setembro de 2.004 a Março de 2.005
Descrição dos trabalhos
Estudos da configuração jurídico-institucional e particularmente das permissões de uso junto a concessionários da CEAGESP. Proposição de nova configuração e de alterações no Termo de Permissão Remunerada de Uso e no Regulamento dos Entrepostos. Estudo sobre os atuais critérios de rateio e apresentação de propostas para revisão e ajustes. Orientação do processo de negociação com Permissionários. Proposições para desenvolvimento de projetos adicionais e melhorias de receitas.
Projeto
Plano Diretor da Cidade
Cliente
Prefeitura de Mongaguá
Período
Maio a Setembro de 2.005
Descrição dos trabalhos
Elaboração do Plano Diretor de Mongaguá, em conjunto com a Prefeitura e a Comunidade. Preparação do texto do Projeto de Lei Municipal contendo o Plano Diretor. Análise de tendências e vocação. Definição de eixos estratégicos. Definição de novos instrumentos de gestão. Leitura técnica e leitura comunitária. Estudos sobre ordenamento territorial, uso e ocupação do solo.
Projeto
A Engenharia e as Negociações Internacionais nas Américas
Cliente
Escritório Rubens Naves
Período
Trabalho concluído em março de 2.004
Descrição dos trabalhos
Estudo sobre o posicionamento estratégico do setor de engenharia nos acordos internacionais, como ALCA e MERCOSUL
Projeto
Estudo mercadológico sobre a demanda nacional por serviços de tratamento e destinação final dos resíduos industriais
Cliente
ABETRE – Associação Brasileira de Tratamento de Resíduos
Período
Outubro de 2.002 a Março de 2.003
Descrição
O estudo realizado teve por finalidade identificar a disponibilidade de informações e experiências no Brasil ou no Exterior, que permitissem projetar, com razoável segurança, a geração de resíduos sólidos por parte do setor industrial brasileiro. Incluiu a definição do panorama atual do programa nacional de inventário de resíduos sólidos, bem como dos indicadores disponíveis no país e no exterior. O trabalho foi reorientado culminando com uma análise detalhada do PRTR - Pollutant Release and Transfer Register