Orlando Arnaud

 

Graduado em Direito na PUC São Paulo e pós-graduado em Administração de Empresas na Universidade Mackenzie. Exerceu cargos executivos em empresas estatais como Prodesp, Sabesp, Emurb, Ceagesp, BNH. Foi Secretário Municipal de Governo na Prefeitura de São Paulo e Presidente do Conselho de Administração da Sabesp. Experiência como superintendente jurídico em empresas estatais e privadas e mais recentemente, como consultor no escritório de advocacia Rubens Naves - Santos Jr. Foi General Manager do CNEC (Grupo Camargo Correa) na Colômbia por 4 anos e  no Brasil, da empresa Multilatina  Engeneering dedicada à exportação de serviços de engenharia à América Latina. Consultor e Coordenador de Projetos na área de gestão, na FGV, entre 2.002 e 2.012: concentração em temas estratégicos, estruturação organizacional, marketing, gestão de projetos, PDCA e desenvolvimento institucional. 

 

Projetos Desenvolvidos 

 

Projeto 

Desenvolvimento do “Compliance” e Programa de Integridade nos Museus da Língua Portuguesa e Museu do Futebol

Cliente: IDBrasil / Escritório Rubens Naves Santos Jr

Período: Agosto de 2.017 a Fevereiro de 2.018

Função: Coordenação Geral do projeto, com o apoio do Escritório Rubens Naves Santos Jr. em temas jurídicos.

Descrição dos trabalhos: Diagnóstico, identificação e priorização de riscos e vulnerabilidades, revisão de processos, matriz de riscos, organização da área de compliance, Código de Conduta, Canal de Denúncia, Programa de Integridade.

 

 

Projeto

Implantação do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento para a Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído - PISAC

Cliente

FINATEC – Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos

Período

Julho de 2.015 a Janeiro de 2.016

Função

Coordenador Executivo do Projeto Global contratado com o Escritório Rubens Naves – Santos Jr

Descrição dos trabalhos

Elaboração do modelo de governança, estudos de modelos jurídicos alternativos. Lineamentos do modelo de gestão administrativa e estratégica. Estudo sobre a sustentabilidade financeira do PISAC. Estudos de propriedade intelectual que irão afetar as atividades do PISAC. Roteiro de atividades para implantação do PISAC. O projeto contou com a participação da Universidade de Brasilia – UnB, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC e da fundação inglesa, Business Research Establishment.    

 

 

Projeto

Implementação do Planejamento Estratégico e outras atividades

Cliente

Fundação Valeparaibana de Ensino – Universidade do Vale do Paraíba.

Período

Cerca de 10 meses, durante 2.012

Função

Coordenador Executivo do Projeto Global contratado com a FGV Projetos que contou com equipe de cerca de 8 consultores.

Descrição dos trabalhos

Apoio na implementação do Planejamento Estratégico, revisão do ciclo orçamentário e otimização do Programa Tudo Aqui. Assessoria em intervenções básicas na área de Tecnologia da Informação. Desenvolvimento de modelo de Business Plan”, Proposição para implementação de indicadores de gestão. Análise crítica da área de comunicações e projeto de comunicação interna e externa. Gestão de convênios de pesquisas e criação de Escritório de Projetos. Melhores práticas nas operações da Instituições de Pesquisas. “Coaching” junto à alta direção.

 

 

Projeto

Elaboração do Planejamento Estratégico e Reestruturação Organizacional

Cliente

Agência Desenvolve São Paulo

Período

A partir de 3 de junho de 2.011, com uma duração de 6 meses

Descrição dos trabalhos

Análise ambiente interno e externo; elaboração do Plano Estratégico; Definição dos Planos de Ação; Análise de conformidade dos macroprocessos finalísticos; Reestruturação organizacional.

 

  

Projeto

Planejamento Estratégico, Governança e Empreendedorismo na FVE e da UNIVAP

Cliente

Universidade do Vale do Paraíba e Fundação Vale Paraibana de Ensino

Período

Julho de 2.010 a Janeiro de 2.011

Descrição dos trabalhos

Desenvolvimento do planejamento estratégico da FVE e suas unidades de negócios que inclui a universidade, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, o Parque Tecnológico e outras unidades de negócios. Proposta de reorganização dos órgãos de administração superior e outros ajustes organizacionais. Proposição para introduzir visão empreendedora na instituição.

 

 

Projeto

Novos Rumos do Diário Oficial

Cliente

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Período

Setembro de 2.008 a Janeiro de 2.009

Descrição dos trabalhos

Revitalização do diário oficial, especialmente em sua versão eletrônica. Agregação de valor. Pesquisas junto a usuários, benchmarking internacional. Estudo de cenários. Novos requerimentos de TI, formulação estratégica para desenvolvimento dos produtos e novo posicionamento no mercado. Proposta de reorganização e concepção de projeto gerencial.

 

 

Projeto

Elaboração de Business Plan e assessoria em decisões sobre subvenção à entidade Bemfam.

Cliente

IPPF – International Planned Parenthood Federation

Período

Setembro a Dezembro de 2.013

Função

Trabalho contratado com a empresa 3E Participações e Consultoria Empresarial Ltda, de propriedade de Orlando Arnaud. Responsável pela execução de todos os serviços. Forte interação com a equipe da Bemfam e realização de visitas às unidades – fim.

Descrição dos trabalhos

Assessoramento na elaboração de Business Plan por parte da Bemfam e revisão do plano. Elaboração de diagnóstico abrangente sobre a entidade e suas várias atividades – fim. Assessoria à IPPF na definição da continuidade das subvenções que a entidade concede regularmente à IPPF.

 

 

Projeto

Governança Corporativa

Cliente

Caixa Econômica Federal

Período

Novembro de 2.007 a Janeiro de 2.008

Descrição dos trabalhos

Análise do contexto e macro-objetivos estratégicos da Caixa Econômica Federal. Diretrizes para implementação da governança corporativa e definição do modelo organizacional de gestão, considerando novos organismos na alta administração e suas atribuições. Estudo nacional e internacional envolvendo as melhores práticas. Proposta de organização de novos Comitês e Comissões. Revisão dos trâmites do planejamento estratégico a partir da adoção das melhores práticas de governança corporativa.

Função

Responsável pela execução completa do módulo Governança Corporativa.

 

 

Projeto

Análise do modelo de governança e gestão do Projeto Guri

Cliente

Associação Amigos do Projeto Guri

Período

Outubro a Dezembro de 2.011

Função

Consultor sênior, atuando em todo o projeto, através de empresa própria de consultoria. Articulação com dois consultores adicionais.

Descrição dos trabalhos

Elaboração de diagnóstico visitando núcleos gestores, polos, regionais administrativas e mantendo contatos com alta administração na sede. Análise crítica da organização dos polos e das regionais e apresentação de novos modelos organizacionais. Mensuração do impacto financeiro. Propostas de reorganização da administração central. Modelo de gestão. 

 

 

Projeto

Revisão da estrutura organizacional e do modelo de gestão

Cliente

AFESU – Associação Feminina de Estudos Sociais e Universitários

Período

Julho de 2.008 a Janeiro de 2.009

Descrição dos trabalhos

Diagnóstico geral da operação da sede e dos centros de capacitação. Elaboração de planejamento estratégico, proposições para modificações no modelo de gestão e de alterações organizacionais. Análise de perfis dos recursos humanos e revisão dos principais processos internos. Análise das rotinas econômico-financeiras e apresentação de propostas para revisão. Elaboração de Manual de Organização. Estratégias para a sustentabilidade da entidade. Proposições de planos de ação e mecanismos de controle.

 

 

Projeto

Revisão do modelo de organização e dos objetivos estratégicos

Cliente

ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Período

Outubro de 2.005 a janeiro de 2.006

Descrição dos trabalhos

Diagnóstico sobre o papel da entidade, pesquisa sobre aspectos estratégicos e demandas do setor, definição dos objetivos estratégicos e diretrizes operacionais, análise crítica da organização, revisão das atribuições e dos principais processos internos, elaboração de manual de normas internas, avaliação dos recursos de TI.

 

 

Projeto

Detalhamento para implantação do projeto de reorganização

Cliente

ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica

Período

Abril de 2.006 a Junho de 2.006

Descrição dos trabalhos

Desenvolvimento do planejamento estratégico e apresentação de proposições detalhadas para a reorganização interna. Estudos na área de recursos humanos, análise de perfil, novo modelo de gestão na área de pessoas, programa de implementação da avaliação de desempenho. Descrição dos cargos. Revitalização organizacional.

 

Projeto

Formulação de estratégia organizacional e revisão de aspectos operacionais

Cliente

CESP - Jurídico

Período

Outubro de 2.005 a Janeiro de 2.006

Descrição dos trabalhos

Complementação de diagnóstico organizacional, análise das demandas, perfil dos recursos humanos e clima. Análise dos processos internos e desenho dos fluxos. Otimização do uso do software de gestão Projurid. Processos de melhoria de gestão e controle. Proposições para a gestão de conhecimento. 

 

 

Projeto

Implementação da estratégia organizacional

Cliente

CESP - Jurídico

Período

Junho de 2.006 a Fevereiro de 2.007

Descrição dos trabalhos

  Gestão da mudança. Monitoração do uso do Projurid. Implementação da reorganização em São Paulo e na unidade responsável pela gestão do Jurídico no Interior do Estado. Revisão dos fluxos de trabalho da Divisão de Consultoria. Revisão do modelo de terceirização. Implementação do processo de gestão de conhecimento nas áreas contenciosas.

 

 

Projeto

Estudo do Complexo Jurídico Damásio de Jesus

Cliente

EBEC Empresa Brasileira de Educação e Cultura S.A.

Período

Julho a Outubro de 2.007

Descrição dos trabalhos

Análise da organização dimensões: econômico financeira e estratégica operacional para orientar a EBEC na possível aquisição do Complexo.

 

 

Projeto

Estudo da OB Cursos (Brasília)

Cliente

EBEC Empresa Brasileira de Educação e Cultura S.A.

Período

Agosto a Dezembro de 2.007

Descrição dos trabalhos

Conhecimento e análise das condições econômicas, financeiras, operacionais e estratégicas para orientar a EBEC na eventual aquisição da OB Cursos, sediada em Brasília e especializada em preparação de alunos para concursos públicos

  

 

Projeto

Estudo da Podivm (Salvador – Bahia)

Cliente

EBEC Empresa Brasileira de Educação e Cultura S.A.

Período

Outubro a Dezembro de 2.007

Descrição dos trabalhos

Conhecimento e análise das condições econômicas, financeiras, operacionais e estratégicas para orientar a EBEC na eventual aquisição da Podivm, sediada em Salvador, Bahia e especializada em preparação de alunos para concursos públicos

 

 

Projeto

Análise estratégica da organização do setor de saúde, com foco no Datasus

Cliente

. Ministério da Saúde

Período

Fevereiro a Julho de 2.008

Função

Consultor sênior da FGV Projetos, atuando na análise crítica do modelo atual. Arquitetura estratégica da organização, modelo de gestão e governança de TI. Sistema de Informações de Saúde

Descrição dos trabalhos

Estudos estratégicos e organizacionais e relativos a recursos humanos.

 

 

Projeto

Formulação estratégica em 2 órgãos da Administração Pública

Cliente

Secretaria da Administração do Estado da Bahia - SAEB

Período

Julho a Dezembro de 2.006

Descrição dos serviços

Diagnóstico do sistema de gestão dos órgãos, identificação de cenários e tendências, identificação de forças e fraquezas, elaboração da identidade organizacional, definição de metas e programas e ação, montagem de grupos internos para desenvolvimento do planejamento estratégico. Os trabalhos foram realizados nos seguintes organismos de governo: SETRAS – Secretaria do Trabalho, Assistência Social e Esportes e Secretaria da Segurança Pública, sendo as atividades da Secretaria da Segurança Pública realizadas parcialmente por definição da SAEB

 

 

Projeto

Revisão dos programas de treinamento do MAE a seus agentes

Cliente

MAE – Mercado Atacadista de Energia Elétrica

Período

Maio a Setembro de 2.004

Descrição dos trabalhos

Revisão do conteúdo do programa face ao novo modelo energético brasileiro. Revisão da grade de cursos com base em pesquisas e preparação do material didático. Treinamento de instrutores.

 

   

Projeto

Diagnóstico e implementação de sistemática de planejamento estratégico

Cliente

SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

Período

Julho de 2.006 a Março de 2.007

Descrição dos trabalhos

Diagnóstico sobre a atuação da SBOT e sua organização. Realização de seminários para desenvolvimento participativo do planejamento estratégico. Proposição de mudanças organizacionais. Formulação de estratégia para implementação do planejamento estratégico.

 

 

Projeto

Avaliação e Proposição de uma Nova Metodologia para o Rateio de Despesas Operacionais da CEAGESP

Cliente

CEAGESP

Período

Setembro de 2.004 a Março de 2.005

Descrição dos trabalhos

Estudos da configuração jurídico-institucional e particularmente das permissões de uso junto a concessionários da CEAGESP. Proposição de nova configuração e de alterações no Termo de Permissão Remunerada de Uso e no Regulamento dos Entrepostos. Estudo sobre os atuais critérios de rateio e apresentação de propostas para revisão e ajustes. Orientação do processo de negociação com Permissionários. Proposições para desenvolvimento de projetos adicionais e melhorias de receitas.

 

 

Projeto

Plano Diretor da Cidade

Cliente

Prefeitura de Mongaguá

Período

Maio a Setembro de 2.005

Descrição dos trabalhos

Elaboração do Plano Diretor de Mongaguá, em conjunto com a Prefeitura e a Comunidade. Preparação do texto do Projeto de Lei Municipal contendo o Plano Diretor. Análise de tendências e vocação. Definição de eixos estratégicos. Definição de novos instrumentos de gestão. Leitura técnica e leitura comunitária. Estudos sobre ordenamento territorial, uso e ocupação do solo.

 

 

Projeto

A Engenharia e as Negociações Internacionais nas Américas

Cliente

Escritório Rubens Naves

Período

Trabalho concluído em março de 2.004

Descrição dos trabalhos

Estudo sobre o posicionamento estratégico do setor de engenharia nos acordos internacionais, como ALCA e MERCOSUL

 

 

  

Projeto

Estudo mercadológico sobre a demanda nacional por serviços de tratamento e destinação final dos resíduos industriais

Cliente

ABETRE – Associação Brasileira de Tratamento de Resíduos

Período

Outubro de 2.002 a Março de 2.003

Descrição

O estudo realizado teve por finalidade identificar a disponibilidade de informações e experiências no Brasil ou no Exterior, que permitissem projetar, com razoável segurança, a geração de resíduos sólidos por parte do setor industrial brasileiro. Incluiu a definição do panorama atual do programa nacional de inventário de resíduos sólidos, bem como dos indicadores disponíveis no país e no exterior. O trabalho foi reorientado culminando com uma análise detalhada do PRTR - Pollutant Release and Transfer Register

 

 

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