Serviços e Produtos

 

.

Entre as diversas especialidades e linhas de atuação, a Überconsult ainda oferece a seus clientes as seguintes modalidades de prestação de serviços ou oferta de produtos customizados:

 

Cessão de consultores em tempo parcial:

Temos consultores que se predispõem a participar da gestão das empresas em distintas funções, inclusive de perfil executivo, com quaisquer das seguintes responsabilidades:

  • Reorganização da empresa ou de uma determinada unidade organizacional

  • Implementação de novos projetos

  • Gestão de processos de recuperação das empresas

  • Negociação de parcerias com outras organizações

  • Desenvolvimento de novos mercados

  • Elaboração de pedidos de financiamento e dos estudos necessários de viabilidade.

O tempo de dedicação dos consultores às atividades será, em geral, parcial, e a contratação dos serviços será sempre feita com pessoa jurídica de forma a evitar vínculos de natureza trabalhista.

Os consultores poderão assumir a gestão de unidades organizacionais da empresa contratante, durante determinado tempo, atuando segundo orientação dos respectivos gestores.

Implantação de projetos de terceiros:

A Überconsult tem por diretriz garantir a efetiva implantação dos projetos que desenvolve, mas disponibiliza também a possibilidade de implementar projetos desenvolvidos pela própria organização ou por terceiros.

Nestes casos desenvolve suas atividades em estreita colaboração com as equipes internas da organização e assume a responsabilidade pelo treinamento destas equipes.

Como regra geral acompanha a operação resultante, por um prazo mínimo de três meses após a implantação, para efetuar eventuais ajustes e confirmar o bom desempenho das equipes internas.

 

 

Obtenção de financiamentos ou investimentos no mercado financeiro:

A Überconsult criou parceria com empresa financeira especializada no desenvolvimento de várias e inovadoras soluções financeiras, tanto em moeda local, como estrangeira. A empresa parceira oferece a possibilidade de captar no mercado nacional e internacional, linhas de financiamento de longo prazo com taxas altamente competitivas.

Para atender projetos de expansão das empresas, ou “turnover” desenvolve estruturações de financiamento com garantias reais e outras espécies de garantias.

Produto:TPV - THIRD PARTY VALIDATION "LGPD" E OUTRAS

 
VALIDAÇÃO DA ADERÊNCIA E MATURIDADE DE PROCESSOS E CONTROLES DE COMPLIANCE E INTEGRIDADE

 

Não existem padrões mundialmente reconhecidos para que uma organização possa planejar e implementar processos operacionais, que cuidem especificamente dos controles da conformidade (Compliance) em todas as atividades da empresa, em especial para GDPR e LGPD.

 

É comum observar que cada empresa busca ajustar os processos operacionais a sua cultura que está intimamente ligada aos costumes e aos resultados satisfatórios ou não, obtidos, onde a conformidade passa a ser um instrumento preventivo de redução de riscos negativos.

 

No caso, consideramos “processo operacional” como um conjunto de atividades inter-relacionadas, estabelecidas através de métodos, ferramentas e ou técnicas, executadas por humanos e testados empiricamente, e se concluído satisfatório para alcançar um resultado pré-definido, poderá ser documentado e praticado regularmente, ou ainda, ser automatizado através de hardwares e softwares adequados.

 

Os processos operacionais de Compliance objetivamente devem ser desenvolvidos para assegurar que a organização maximize os resultados dos negócios, com base na redução de perdas por inconformidades, de forma consistente por manter os controles que identifiquem e corrijam os desvios de conduta dos colaboradores, reduzindo os riscos e as penalidades contratuais, da não conformidade com regulamentos setoriais, normas internas, leis locais, ou legislação nacional ou internacional, as quais a ela se apliquem.  

 

Considerando o exposto, fica evidente que por melhor que sejam os processos e controles para Compliance, eles são na maioria dos casos similares no objetivo, mas personalíssimos em cada organização. Por outro lado, quando duas empresas adotam o mesmo sistema informatizado, seria cabível dizer que elas possuem a mesma forma de controlar a conformidade, o que não é uma verdade absoluta. Os sistemas informatizados na grande maioria das vezes são parametrizáveis, o que permite que cada organização faça ajustes ou opere e controle com níveis e padrões diferentes, portanto, mesmo usando o produto de software do mesmo fornecedor os resultados podem ser diferentes.

 

Quando analisamos no campo, dezenas de organizações que já implementaram sistemas de Compliance e caminham seguramente para alcançar a busca da “Integridade”, observa-se que muitas vezes, diversos instrumentos necessários para garantir o alcance, são esquecidos, por exemplo; encontramos muitas organizações que adquiriram sistemas informatizados para gestão de compliance mas não escreveram a “Política de Conformidade”, por isso fica muito complicado avaliar se os processos e controles de compliance estão de fato alcançando o esperado pela direção da empresa. Como outro exemplo clássico, temos observado que as empresas escrevem seus “Códigos de Conduta”, mas não estabelecem processos e controles capazes de gerenciar ativamente o cumprimento comportamental dos colaboradores, o que significa dizer que um Código de Conduta não gerenciável, não tem a menor valia.

 

Outro fato importante é que as organizações possuem culturas diferentes e consequentemente maturidade organizacional diferentes. No caso, quando se implementa um sistema de Compliance, não significa dizer que está tudo resolvido, pois a maturidade organizacional de compliance ainda estará na infância, os gestores, os colaboradores e todas as demais partes envolvidas, muito provavelmente ainda na absorveram a cultura da conformidade, bem como os processos e controles ainda não devem possuir os refinamentos que serão necessários, e do fato podemos afirmar que o grau de maturidade em Compliance ainda seja básico.

 

Motivados por conhecer a realidade e as necessidades empresariais, a Überconsult em parceria com a NewKOMP oferta ao mercado um exclusivo produto para avaliar os processos existentes de COMPLIANCE - o produto (serviço) TPV (THIRD PARTY VALIDATION) é fundamentado em moderna metodologia de "Validação de Processos e Controles", bem como, identifica a maturidade organizacional dos controles. A metodologia TPV é alinhada ao CobiT e as normas ISO 19011 (Auditoria) e 19600 (Gestão da Conformidade).  Para maiores informações, peça uma visita de nossos Consultores ou o envio de nosso paper exclarecedor.

 

Nossa estrutura de TPV está 100% alinhada aos requerimentos da primeira CERTIFICAÇÃO OFICIAL DO GOVERNO BRASILEIRO (inmetro) para garantir a conformidade da LGPD. Faça contato conosco para saber mais sobre a CERTIFICAÇÃO OFIACIAL.