Startups, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

Em Mentes Criativas e Projetos Inovadores, Klaus de Geus destaca que na era do conhecimento e da criatividade, o medo ao risco perde seu lugar. O risco deixa de ser algo a ser evitado para ser alvo do investimento. E, de fato, não há liderança tecnológica sem investimento em pesquisa e desenvolvimento.

 

O nível de investimento do Brasil na área de pesquisa e desenvolvimento se situa em nível bastante inferior ao dos países mais desenvolvidos e se concentra, sobretudo, nas universidades e nos Institutos de Pesquisa. De certa forma as “startups”, que surgem no mercado com frequência cada vez mais intensa, suprem em parte as deficiências de investimentos em inovação das empresas brasileiras, uma vez que estas começam a estimular as parcerias com as novas “startups”.

 

Luc de Brabandere, em O Lado Oculto das Mudanças afirma: “Hoje um empreendimento se assemelha mais a um foguete subespacial ziguezagueando contra um míssil – isto é, um alvo cujo comportamento é imprevisível e que só pode ser atingido em um ambiente açoitado por furiosos ventos”.

 

E também destaca: “O cérebro é um motor de dois tempos. O segundo tempo é familiar a todos. É o momento quando o cérebro seleciona, compara, separa, planeja e luta contra o desperdício – é o momento da decisão. Mas é o primeiro tempo do motor que merece atenção especial. É onde o cérebro imagina, sonha, sugere, abre horizontes e prevê. É o tempo exploratório, presságio da verdadeira mudança”.

 

Já se disse que atualmente as empresas somente conseguem manter uma vantagem competitiva se for uma fábrica de ideias. As startups podem solucionar parte deste desafio, mas não eximem as organizações de dedicar esforços muito maiores no campo da inovação e do desenvolvimento tecnológico. Os acordos com universidades e Institutos de Pesquisa são caminhos naturais a serem perseguidos.

 

Estas facilidades, entretanto, não podem ser alcançadas sem que as organizações planejem suas ações nesta área e que sejam capazes de articular as ações destes vários atores. A Überconsult atua na área de startups e possui experiências importantes no assessoramento a universidades e Institutos de Pesquisa e Desenvolvimento, o que lhe credencia para atuar de forma eficaz nesta área.

Luc de Brabandere, recorda: A ação é um evento contínuo. O pensamento evolui em saltos. “As empresas de sucesso evoluem simultaneamente escalando uma ladeira contínua e subindo os degraus de uma escada”