Transformação Organizacional e Gestão da mudança

 

Em um mundo de mudanças contínuas é essencial que as organizações sejam também capazes de mudar. Para tanto elas são desafiadas a se adaptar constantemente a novas situações.

 

No mundo atual a disponibilidade de bens e serviços passou a superar as demandas e o mundo antes familiar de suprimentos limitados e demanda infinita desapareceu. Nesta nova situação, o cliente passou a ser o “rei”, uma vez que a competição cresceu exponencialmente.

 

Ao mesmo tempo, os grandes grupos internacionais com estratégias de negócios globais, também cresceram. E estão presentes nos mais variados mercados e dispostos a enfrentar a competição local se necessário.

 

Finalmente, as novas ferramentas de tecnologia de informação e comunicação, tornaram viável levar rapidamente a qualquer ponto do mundo, bens e informações de interesse dos clientes.

 

Esta situação obriga as organizações a adotar estratégias para integrar as mudanças contínuas em seus procedimentos operacionais.

 

Em geral os procedimentos de mudanças podem ser enquadrados em dois tipos:

 

  1. Procedimentos de mudança inovadores: permite as organizações a melhorar a efetividade com que usam seus recursos existentes.
  2. Procedimentos de mudança estratégicos: levam a organização a mudar o que elas fazem e/ou a maneira de fazê-lo.

 

Frequentemente estas mudanças exigem transformação organizacional e invariavelmente implicam em mudanças de comportamento por parte de toda equipe. A etapa inicial é complexa e consiste em definir o que deve ser mudado e porque.

 

A própria percepção da necessidade da mudança nem sempre ocorre a tempo. Parte dos motivos pelo qual as pessoas e as empresas não se antecipam e nem mesmo reagem à mudança é que, enquanto o mundo muda continuamente, a percepção desta mudança ocorre apenas de tempos em tempos – não conseguimos enxergar os sinais de alerta ou não conseguimos interpretá-los completamente.

 

As mudanças sempre implicam no desenvolvimento de projetos, com a definição de objetivos e metas que incluem, por sua vez, a necessidade de introduzir mudanças no comportamento das pessoas e materializar efetivamente as transformações necessárias.

 

Sob estas perspectivas as empresas devem aprender a conciliar suas tarefas rotineiras com projetos inovadores ou estratégicos que terminarão por afetar suas rotinas. A Überconsult está apta em suportar a evolução das mudanças e materializar as transformações em organizações.