Em épocas de crises, como a que ora nos afeta, os riscos à própria sobrevivência das empresas crescem significativamente. Em um ambiente conturbado, com problemas financeiros agudos, as empresas muitas vezes limitam os planos de recuperação a renegociações de passivos e a soluções jurídicas como o recurso a concordatas.
Nestes momentos torna-se necessário interromper os mecanismos e ações de destruição de valor das empresas que atravessam crises. O objetivo é o de reconstruir valor nas organizações clientes e aumentar a capacidade de geração de caixa dos clientes, por meio de reestruturação financeira, comercial, operacional e administrativa, utilizando técnicas, instrumentos e processos de consultoria em gestão empresarial e reconstruindo uma nova percepção estratégica dos negócios. Visa promover uma transição cultural de uma organização em crise para outra de alto-desempenho. O projeto implica em desenvolver o processo de “turnaround” baseado no ‘time da casa’ e na introdução de uma plêiade de profissionais experientes e provados na árdua tarefa de reconstruir os valores da empresa.
O “turnaround” corresponde a um processo estruturado para recuperação das empresas que enfrentam crises graves. Não se limita, entretanto, a “apagar incêndios” visando assegurar a sobrevivência de curto prazo da organização, mas visa sua sustentabilidade e sua evolução no mercado a longo prazo.