O modelo VBM (Virtual Business Models) Überconsult prescinde de uma infraestrutura física convencional, ou mesmo dos gastos de uma alta administração ou de unidades de serviços compartilhados. Os custos da consultoria se resumem ao preço do tempo de dedicação do Consultor. Ou seja, na composição do valor das propostas comerciais não se insere qualquer remuneração relacionada ao “overhead”. Esta estratégia garante preços altamente competitivos, sem sacrificar o valor hora recebido pelo Consultor e, portanto, sem prejudicar a qualidade e resultados dos serviços.
A busca por preços competitivos é parte do “core business” da Überconsult e não se restringe à eliminação do “overhead”. Uma das modalidades de prestação de serviços que faz parte do modelo de negócios da Überconsult consiste em oferecer, além da tradicional consultoria individual, prestada a uma determinada empresa, a modalidade da “consultoria compartilhada”. Nesta alternativa os serviços são prestados, por um conjunto de Consultores da Überconsult, a um grupo de 5 a 10 empresas, por um prazo determinado, equivalente a, no mínimo, seis meses, gerando uma substancial economia para as empresas participantes.
A Überconsult conta com metodologia própria para estes serviços de consultoria compartilhada, que mescla as vantagens do intercâmbio de experiências e informações entre as empresas com a preservação da confidencialidade e individualidade de cada empresa.
Nesta mesma linha, que busca facilitar o acesso à competência da consultoria, a Überconsult assessora as empresas clientes na obtenção de financiamentos junto a instituições financeiras, públicas e privadas, para a elaboração e o desenvolvimento de projetos que podem incluir o financiamento dos serviços de consultoria almejados.